Plano de Sustentabilidade do CS-OGET
Sustentabilidade é um componente crítico do trabalho de qualquer organização para atingir amplo impacto, objectivos e resultados de longo prazo. Sustentabilidade implica que a organização continue a atrair interesse, influenciar desenvolvimentos e continue gerando impacto positivo numa área de interesse particular, mesmo após a conclusão de todas as actividades de qualquer projecto que a tenha criado e dado suporte.
Este é o caso do Centro Regional de Excelência em estudos de Engenharia e Tecnologia de Petróleo e Gás (CS-OGET), uma unidade orgánica da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Criado em 2016, sob a égide dos Centros de Excelência de África (ACE II), um projecto dos Governos africanos para dar resposta a necessidade de providenciar mais oportunidades de formação e investigação para os jovens talentos dos Países, à nível de pós-graduação. Este projecto tem sido financiado pelo Banco Mundial. O CS-OGET debate-se, neste momento, com a necessidade de planear a sua sustentabilidade para o período que se segue ao final do referido projecto ACE II, que se espera que aconteça no final de 2025.
O Plano de sustentabilidade que será apresentado para o período 2025-2030 baseia-se fortemente no seguimento das linhas orientadoras do Plano Estratégico da UEM 2018-2028, que apresenta um conjunto de ideias com coerência estratégica sobre que futuro a UEM deseja abraçar e como transformar a UEM numa Universidade de Investigação (UdI). A projecção das actividades e metas para o decénio 2018-2028 teve em vista a realização da visão e missão da UEM de ser uma universidade de referência nacional, regional e internacional na produção e disseminação de conhecimento científico e na inovação, destacando a investigação como alicerce dos processos de ensino-aprendizagem, extensão e inovação. Neste âmbito, a UEM destaca a necessidade de serem mobilizados cada vez mais recursos para financiar as actividades de investigação e desenvolver modelos de comparticipação do sector público e privado nas
actividades de investigação, extensão e inovação, sendo que o seu envolvimento constitue, por isso, um pilar vital para esse efeito.